sábado, 23 de janeiro de 2010

POLUIÇÃO E DESPERDÍCIO: BINÔMIO DE DEGRADAÇÃO

Considerado o ser mais inteligente da face da terra, o homem é capaz de imaginar, sonhar, criar, modificar, construir e até mesmo destruir aquilo o que quiser. Quando este homem destrói suas próprias coisas, sem causar dano a outrem, é algo irrelevante, pois são suas coisas, mas, no entanto, quando ele destrói coisas dos outros ou de uso comum de todos, surge, então, um grave problema (art. 927 CC/02).
O homem desmata com intenção de criar (ex.: animais, embarcações, casas, etc.), polui com a desculpa do “desenvolver a sociedade”. É interessante analisar o nosso homem, o qual é capaz de construir (armas nucleares) para destruir (com guerras).
O homem, citado como o ser racional, é o maior binômio de degradação. Contudo, esta parte de nosso estudo não é dedicada ao homem, mas sim, a duas atitudes deste indivíduo, as quais interferem diretamente ao bem mais precioso do planeta, a água. Sendo tais atitudes à poluição e o desperdício.
A primeira vem sendo definida como o ato de poluir e este, por sua vez, é sujar, manchar, conspurcar. Já o segundo é definido como ato de desperdiçar que é definido como gastar além do necessário, ou sem proveito. Com este entender, vamos ampliar esta visão, alongando-a para chegar ao tema em destaque; Poluição e desperdício da água.

1. Poluição pode ser causada por diversos fatores sendo que todos têm um início em comum, o homem ou uma atitude proveniente dele. Dar-se-á por diversos modos; a) Emissão de gases poluentes através de veículos automotores, indústrias, etc.; b) Materiais (produtos) tóxicos despejados – normalmente em rios, lagos – em esgotos naturais ou a céu aberto; c) Acidentes com transportes de combustíveis, etc.
2. Desperdício, como a poluição, também pode ocorrer de diversos modos, podendo ser eles; a) Deixar válvulas de liberação de água (torneiras, chuveiros, etc.) abertas em modo desnecessário ou mesmo, sem precisão de sua utilidade; b) Lavar em excesso locais e objetos sem a devida necessidade (carros, pátios, etc.).

Sendo visto estes exemplos, a um modo simplório e breve, pode-se entender que – um dos assuntos mais comentados da atualidade – o aquecimento global, ou mesmo efeito estufa, que é uma conseqüência do alto grau de poluição e desperdício é gerado e têm-se aumentado a cada dia por simples mau uso do homem.
Poluição e desperdício, dois termos que compõe a expressão única, degradação. Tal binômio é efeito do descaso do homem para com a natureza, ou mesmo, seu próprio planeta, e, mais que isso, com sua própria vida, haja vista que a água é uma substância básica e extremamente necessária para que haja vida.
Diz-se, portanto, com clareza e certeza, conforme comentado anteriormente (pag. 11, linha 20), “a água não depende do ser vivente ou, ser humano, mas sim, o contrário, somos nós, os seres viventes deste planeta que necessitamos e dependemos dela para sobreviver” .

Nenhum comentário: